Retinopatia Diabética

Para termos uma boa visão, é necessário que as imagens sejam projetadas na RETINA, conhecida como “fundo de olho”. A retina é um tecido formado por inúmeras fibras nervosas e os vasos sanguíneos responsáveis por sua nutrição.

Na diabetes, ocorre acúmulo de material nas paredes dos vasos sanguíneos, enfraquecimento dessas paredes e alteração da permeabilidade vascular, causando estreitamentos, bloqueios, micro-aneurismas, micro-hemorragias e exsudação de gorduras na retina.

A retinopatia diabética é divida em 2 tipos:

Retinopatia diabética exsudativa: quando a retina sofre lesões, devido exsudação de sangue e gorduras;

Retinopatia diabética proliferativa: quando a doença vascular progride, formando vasos novos e anômalos conhecidos como “neovasos”. Estes são muito frágeis, sangram com facilidade e podem proliferar de maneira desordenada, causando destruição da retina e invadindo outros tecidos oculares.

Em ambas as formas, também pode ocorrer descolamento de retina.

A RETINOPATIA DIABÉTICA PODE CAUSAR CEGUEIRA IRREVERSÍVEL.
O PACIENTE DIABÉTICO DEVE FAZER O EXAME DE MAPEAMENTO DE RETINA E OCT COM FREQUÊNCIA, MESMO SEM TER QUALQUER SINTOMA.
A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO FUNDAMENTAIS.

O tratamento consiste no bom controle clínico do diabetes mellitus junto ao endocrinologista, aplicações de laser para queimar os vasos anômalos (fotocoagulação), aplicações de injeções intraoculares com medicamentos que visam impedir a proliferação vascular (injeções de anti-angiogênicos) e cirurgias de vitrectomia e de descolamento de retina.