Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI pode surgir a partir dos 55 anos de idade. Ela é a principal causa de perda irreversível da visão em indivíduos com mais de 60 anos, no mundo ocidental. Nesta doença, ocorre lesão na mácula – a área central da RETINA – levando à distorção das imagens, perda da visão central, perda da percepção de cores e de detalhes, limitando a autonomia do paciente.

Existem 2 formas de apresentação da doença: a forma seca e a exsudativa.

DEGENERAÇÃO MACULAR SECA

É a forma mais comum, respondendo por cerca de 90% dos casos e pode levar anos para se tornar sintomática. Daí a necessidade de exames periódicos preventivos para instituir o tratamento o mais precoce possível.

Nestes pacientes, ocorre um acúmulo de metabólitos na retina, conhecidos como DRUSAS – as quais podem levar à destruição tecidual.

DEGENERAÇÃO MACULAR EXSUDATIVA (ÚMIDA)

É a forma menos comum, mas muito mais agressiva da doença. Aqui, ocorre a formação de vasos anômalos abaixo da retina conhecidos como NEOVASCULARIZAÇÃO SUBRETINIANA. Estes vasos anômalos podem sangrar, causando perda transitória da visão ou podem levar à formação de cicatriz na região macular com perda irreversível da visão.

O Tratamento

Ainda não existe cura para a DEGENERAÇÃO MACULAR e o objetivo aqui é retardar ao máximo a progressão da doença.

– Na forma seca, o tratamento é feito com vitaminas por via oral, visando seu efeito anti-oxidante no metabolismo da retina.

– Na forma úmida, o tratamento é feito com injeções intraoculares de medicamentos anti-angiogênicos, visando inibir a proliferação dos neovasos.

Em ambos os casos também é importante que o paciente reduza a ingestão de gorduras, controle sua glicemia, hipertensão e colesterol, bem como seu peso.

APRESENTAM MAIOR RISCO DE DESENVOLVER A DOENÇA: PACIENTES ACIMA DE 60 ANOS, MULHERES, RAÇA BRANCA, OBESOS,
PACIENTES COM HÁBITO DE EXPOSIÇÃO AO SOL, TABAGISTAS, PACIENTES COM PARENTES COM DMRI.

ASSIM COMO NA RETINOPATIA DIABÉTICA, A PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL!
FAÇA OS EXAMES PREVENTIVOS DE MAPEAMENTO DE RETINA E OCT DE MÁCULAS MESMO NA AUSÊNCIA DE SINTOMAS.