O que é?

O GLAUCOMA é uma doença ocular na qual ocorre destruição do NERVO ÓPTICO, levando à cegueira irreversível. O nervo óptico é o responsável por encaminhar ao cérebro todas as informações colhidas pelo olho para transformá-las em imagem. O dano glaucomatoso no nervo óptico levará à cegueira.

Por que acontece?

O glaucoma geralmente é causado pelo aumento da pressão intraocular, decorrente do desequilíbrio entre a produção e a drenagem de um líquido que circula dentro do olho, chamado HUMOR AQUOSO. Nesta situação, o aumento da pressão dificulta a circulação sanguínea responsável pela “nutrição” do nervo óptico, o qual entra em sofrimento.

Temos basicamente 3 tipos de glaucoma: ângulo aberto, ângulo fechado e congênito.

GLAUCOMA CRÔNICO DE ÂNGULO ABERTO

É o tipo mais comum e muito perigoso por ser “silencioso”. A pressão intraocular pode aumentar gradativamente sem causar qualquer tipo de sintoma. Primeiramente, ocorre a destruição da visão periférica, sem qualquer dor ou irritação ocular e o paciente não consegue perceber a doença.

COM A VISÃO CENTRAL PRESERVADA E SEM NENHUMA DISTORÇÃO DA VISÃO OU DOR, O PACIENTE NEM IMAGINA QUE ESTÁ DESENVOLVENDO UMA DOENÇA GRAVE QUE LEVARÁ À CEGUEIRA SE NÃO FOR TRATADA A TEMPO.

O tratamento consiste no uso de colírios para baixar a pressão intraocular , aplicações de laser (trabeculoplastia) e cirurgias (trabeculectomia, implante de válvulas).

SÃO FATORES DE RISCO PARA O GLAUCOMA: TER MAIS DE 40 ANOS, TER PARENTES COM A DOENÇA E SER AFRODESCENDENTE.

GLAUCOMA AGÚDO DE ÂNGULO FECHADO

Esse tipo mais raro de glaucoma frequentemente leva o paciente ao pronto-socorro com intensa dor ocular e perda súbita de visão. Aqui, ocorre um bloqueio total da drenagem do humor aquoso, levando a um pico repentino da pressão intraocular.

O tratamento consiste no uso de colírios e medicação oral e/ou intravenosa para baixar a pressão intraocular. Também é utilizado raio laser para restabelecer o fluxo do humor aquoso dentro do olho (iridotomia).

GLAUCOMA CONGÊNITO

É um tipo raro e associada à herança genética. Aqui a criança já nasce com a doença, apresentando um aumento anormal do tamanho dos olhos, a córnea azulada ou esbranquiçada, muita sensibilidade à luz e vermelhidão. Nestes casos, a criança deve ser submetida à cirurgia o mais precoce possível.

O diagnóstico do glaucoma é feito através dos exames de TONOMETRIA, PAQUIMETRIA, GONIOSCOPIA, BIOMICROSCOPIA DE FUNDO,
MAPEAMENTO DE RETINA, RETINOGRAFIA, CAMPIMETRIA VISUAL COMPUTADORIZADA E OCT DE PAPILA.