Pterígio

O que é?

O pterígio é causado por uma proliferação desordenada da conjuntiva – que corresponde a uma membrana fina, translúcida que reveste a “parte branca” (esclera) do olho. O pterígio se forma em resposta à agressões constantes aos olhos – como a exposição exagerada ao sol, vento, poeira e poluição.

Nesta situação, a conjuntiva se torna mais espessa e ultrapassa seus limites anatômicos, invadindo a córnea e comprometendo a transparência da mesma. Geralmente o paciente nos procura devido à queixa estética, relatando ter uma “pele branca” nos olhos.

Também são sintomas frequentes a hiperemia, sensação de areia, lacrimejamento - e embaçamento da visão, em pterígios muito grandes.

Em pterígios menores, buscamos minimizar os sintomas com o uso de lubrificantes oculares e colírios vasoconstritores quando necessário. Para pterígios maiores ou que não apresentem melhora com o tratamento clínico, há indicação de retirada cirúrgica através da técnica de EXÉRESE DE PTERÍGIO ASSOCIADA À TRANSPLANTE AUTÓLOGO DE CONJUNTIVA.

Nesta técnica, o pterígio é retirado e, no local, é feita a substituição da conjuntiva doente por um retalho de conjuntiva sadia, do próprio paciente, reduzindo o risco de recidivas da doença. Tal retalho pode ser fixado com suturas ou com cola orgânica.

A CIRURGIA DEVE SER FEITA EM AMBIENTE HOSPITALAR, SOB SEDAÇÃO ANESTÉSICA PARA QUE NÃO HAJA NENHUM DESCONFORTO. O PROCEDIMENTO DURA CERCA DE UMA HORA, O PACIENTE TEM ALTA NO MESMO DIA E VAI PARA CASA COM OCLUSÃO OCULAR (tampão).